vendas online

Vendas online: como transformar projetos em resultados?

O processo de transformação movido à tecnologia já estava acontecendo de um jeito acelerado nos últimos anos. Porém, durante a pandemia, as mudanças trouxeram de vez novos hábitos, como as vendas online.

Diante desse cenário — que veio para ficar e continuar crescendo —, muitas pessoas também veem oportunidades e procuram saber como trabalhar no mercado digital. Quem foi demitido ou precisou reforçar a renda mensal pode contar com as vantagens de explorar essa tendência.

Mas antes de pensar nas vantagens ou sair por aí em busca de um modelo para vender, vamos começar pelo básico e entender o que são as vendas online. Boa leitura!

Afinal, o que são vendas online?

Trata-se do bom e velho processo de vendas que já conhecemos, mas que acontece no ambiente online. As pessoas tendem a consumir produtos e serviços variados pela internet, e é nesse campo que o profissional vai conquistar seus resultados.

Vale ressaltar que as oportunidades são diversas, já que você pode trabalhar não só com e-commerce, mas também com a oferta de serviços e produtos digitais — e-books, cursos, treinamentos, audiobooks, aplicativos, softwares, templates, jogos, newsletters etc. —, seus ou de outras empresas e marcas, por meio do marketing de afiliados. É um mercado que cresce a cada dia e que atrai muitos consumidores!

Quais são as vantagens das vendas online?

As vantagens das vendas digitais são muitas. A primeira delas é que você pode trabalhar com vendas em casa, no conforto do seu lar e sem preocupações com trânsito e horários, por exemplo. Como tudo é feito pela internet, dá para adotar o modelo home office e contar com toda a flexibilidade que esse tipo de trabalho permite.

Além do mais, o investimento inicial é baixo. Tudo o que você precisa para começar é um computador e uma boa conexão de internet. Somado a isso, é importante investir (tempo e dinheiro) em algo não palpável, mas fundamental: conhecimento. Portanto, atualize-se sempre, faça cursos, leia artigos e aumente sua expertise na área.

Outra grande vantagem é que você vai aumentar a renda de uma forma prática e que se encaixa melhor na rotina pessoal. É possível conciliar sua atuação digital com outros trabalhos, com as tarefas domésticas e até mesmo com a família e aquele tempo livre de descanso, que é indispensável para a produtividade e a saúde mental.

Como começar a vender online?

Se deseja saber como trabalhar com vendas digitais, saiba que o procedimento é simples. Com a infraestrutura necessária enxuta, você pode dar mais atenção ao processo de vendas em si, só que de forma virtual — captando clientes pela internet, seja por meio de redes sociais, seja por plataformas especializadas.

O primeiro passo é cruzar uma série de informações básicas sobre essa nova possibilidade de empreender. Quanto mais dados reunidos, mais confiança você terá para dar os primeiros passos, captar os clientes e, ainda, ter uma previsão de quanto pode ganhar.

Não se preocupe, porque isso não é nada de outro mundo. Dá pra fazer tudo sem sair de casa pela internet. A seguir, reunimos os pontos centrais que devem nortear a pesquisa para transformar seu projeto em resultados.

Busca por um modelo de vendas online

Um ponto de partida é entender quais são os principais modelos de vendas online e as diferenças entre eles. Basicamente, temos estas opções no mercado:

  • rede de afiliados — ou de consultores, aqui você divulga os produtos de uma empresa na internet em troca de comissões sobre as vendas realizadas (falaremos sobre isso mais à frente);
  • B2C (Business to Consumer) — são as lojas virtuais que vendem produtos e serviços para o consumidor final;
  • B2B (Business to Business) — são lojas virtuais que vendem produtos ou serviços para outras empresas;
  • C2C (Consumer to Consumer) — plataformas que permitem aos consumidores vender produtos diretamente para outros consumidores, sem a intermediação de empresas;
  • marketplace — plataformas que reúnem várias lojas virtuais em um único domínio;
  • m-commerce — vendas online de produtos ou serviços por meio dos dispositivos móveis, como celulares e tablets.

Qual desses modelos você considera mais interessante para vender pela internet? Essa é a pergunta que deve se fazer em primeiro lugar. Ela vai nortear toda a sua pesquisa daqui para frente e conduzir a operação do seu novo projeto como empreendedor digital.

Produto com demanda no mercado digital

Cada vez mais pessoas compram pela internet e, ao analisar o volume de vendas, podemos identificar quais são os produtos mais procurados no mercado digital. Um bom exemplo são os cursos a distância, que ganharam ainda mais adeptos durante pandemia.

Estima-se que o número de matrículas de cursos EAD tenha aumentado em 70% somente no primeiro semestre de 2020. Parte dessa alta demanda acontece por conta da necessidade de estudar e se especializar, mesmo em tempos de crise.

Existem várias opções sobre o que vender na internet. Outras categorias em destaque são vestuários, calçados, e-books, acessórios, cosméticos e perfumes.

Conhecendo a sua concorrência

Concorrentes são as pessoas que atuam no mesmo modelo de vendas que o seu e vendem produtos iguais ou similares. Em outras palavras, são vendedores que disputam o mesmo público. É extremamente importante ficar de olhos no que eles estão fazendo!

Conheça sua concorrência para saber o que dá certo ou errado com os clientes. Compare diferentes empresas para saber o que está funcionando com a maioria. Faça as seguintes perguntas:

  • Como é o atendimento prestado?
  • Como eles capturam os clientes?
  • Qual é a qualidade do produto do meu concorrente?
  • Qual é o diferencial do meu negócio?

Com as respostas para essas questões, você pode imaginar como a sua marca entrará na disputa pelos clientes.

Análise dos fornecedores

Os fornecedores são as pessoas que disponibilizam a matéria-prima os equipamentos para o funcionamento do seu empreendimento. O tipo de fornecedor vai depender muito da natureza do seu produto e do modelo de vendas online.

Se você quer produzir e vender cursos online, vai precisar de uma plataforma EAD para fornecer a infraestrutura digital. Se quer revender roupas, será preciso pesquisar as lojas para comprar as peças. Esses são apenas alguns exemplos.

O ideal é pesquisar uma lista diversificada de fornecedores. Assim, você vai poder fazer comparações e decidir qual oferece o melhor custo-benefício.

Plano operacional

O plano operacional descreve todas as operações necessárias para você vender um produto ou prestar um serviço. Se quiser deixar tudo mais organizado, é possível formalizar essa descrição em um documento simples, que reúne respostas para as seguintes questões:

  • quanto tempo é necessário para realizar a venda ou prestar o serviço?
  • quais são as etapas para a venda ou prestação do serviço (início, meio e fim)?
  • quais são os equipamentos necessários?

Caso a forma de empreender dependa de mais pessoas, defina quais são as funções de cada uma e como elas contribuem para o funcionamento no negócio.

Qual é a importância da divulgação na venda online?

Boa parte das atividades de quem vende na internet está relacionada às divulgações de produtos ou serviços. Anúncios pagos, blog, site, Instagram, Facebook e WhatsApp são exemplos de canais para que os clientes conhecem o que você tem a oferecer. É importante defini-los com antecedência para aumentar seu alcance online.

As redes sociais compõem o rol de plataformas mais usadas no momento. É por onde você vai conseguir construir uma presença digital, criar vínculos e reforçá-los com os clientes. O grande diferencial das redes é a facilidade na comunicação direta entre empresas e usuários. Então, aproveite para ajudar, tirar dúvidas e construir uma empatia por lá.

Tanto nas redes sociais quanto em outras plataformas é possível aproveitar estratégias gratuitas e pagas. Se você tem disposição para fazer algum investimento, isso pode ser valioso para angariar mais clientes no início. Nas redes, por exemplo, com R$ 30,00 já é possível impulsionar posts para aumentar sua visibilidade.

Quais são os principais cuidados na hora de vender?

É verdade que vender pela internet é mais fácil do que em uma loja física. As ferramentas digitais dão conta de mediar boa parte das atividades que precisamos fazer. Mas nem tudo depende da tecnologia.

Para conduzir uma venda bem-sucedida na internet, fique de olho nesses cuidados:

  • escolha os canais de vendas certos para estar onde os clientes estão. Dependendo do perfil do seu público-alvo, alguns canais podem ser mais atrativos do que outros;
  • conheça as vantagens do seu produto para passar credibilidade e confiança. Se os clientes percebem que nem mesmo o vendedor conhece o produto direito, é cabível que eles desconfiem do que está sendo oferecido;
  • escute e faça sugestões com base nos problemas do cliente. Em vez de empurrar uma solução, sugira novas possibilidades a partir da necessidade que ele tem.

Não se esqueça de monitorar os seus resultados de perto. Tenha metas financeiras e indicadores de tempo de trabalho para manter uma alta produtividade, mesmo trabalhando em casa.

O que é a rede de consultores online?

Lembra de quando falamos sobre os modelos de vendas online? A rede de consultores é uma boa oportunidade de começar a ganhar dinheiro pela internet. Você precisa indicar o produto ou serviço e, quanto mais vendas concretizar, maiores serão seus ganhos por meio de comissões.

Um bom exemplo é o segmento da educação no Brasil. A pandemia, como vimos, mostrou como é possível ter um rendimento educacional satisfatório em cursos a distância, desde os mais simples (como livres e profissionalizantes) até os superiores, como as graduações EAD. O Consultoria Educação funciona exatamente assim e é uma ótima chance de ampliar seus ganhos.

A ideia é indicar os cursos de graduação nas modalidades presencial, semipresencial e a distância em todo o Brasil e aumentar a sua renda a cada estudante matriculado. Além disso, com o Consultoria Educação, você ainda promove a educação no país, ajudando a transformar a vida das pessoas com as suas vendas online.

Gostou da ideia? Para conhecer mais sobre a Consultoria Educação, visite o nosso site e saiba todos os detalhes para começar a trabalhar hoje mesmo!

[E-BOOK] Guia completo de renda extra sem sair de casa: tudo que você precisa saber

Quer receber mais conteúdos como esse gratuitamente?

Cadastre-se para receber os nossos conteúdos por e-mail.

Email registrado com sucesso
Opa! E-mail inválido, verifique se o e-mail está correto.

Fale o que você pensa

O seu endereço de e-mail não será publicado.