vendas pelo whatsapp

Vendas pelo WhatsApp: saiba como lucrar!

As inovações tecnológicas têm se aprimorado intensivamente ao ponto de ser um ótimo recurso para realizar negócios. Os canais de comunicação, por exemplo, já fazem parte das estratégias de vendas. Segundo o SEBRAE, mais de 70% das Micro e Pequenas Empresas (MPEs) utilizam o WhatsApp para gerenciar o seu negócio1.

Ele se tornou um “grande amigo” e “parceiro” para ajudar em diversas circunstâncias, por ser um processo rápido e completo de comunicação. Por esse motivo, vender pelo WhatsApp é um mecanismo que potencializa o seu negócio na internet.

Quer conhecer algumas dicas de como otimizar o uso do seu WhatsApp para intensificar as suas vendas digitais? Acompanhe!

Conte com o WhatsApp Business

Quando falamos de empreendimentos via WhatsApp, é inegável como essa é uma boa ideia para ganhar dinheiro.. Mas você sabia que existe uma versão para esse fim? O WhatsApp Business é uma ferramenta criada para as MPEs, com o intuito de tornar as suas práticas de vendas mais acessíveis aos clientes, e assim, aumentar a sua renda.

É importante que você defina esse aplicativo unicamente para o seu trabalho, inclusive o perfil e o status devem conter apenas publicações voltadas para o seu negócio, certo? É que essa ação demonstra a seriedade da sua empresa e o respeito aos seus clientes.

Descubra as funções da ferramenta

O WhatsApp Business é permeado de funcionalidades que otimizam as tarefas do consultor de vendas. Ele facilita a troca de mensagens e a organizar a sua agenda. Você pode elaborar e padronizar uma informação e enviar por meio de um comando chamado “proposta”. É possível, também, acompanhar a dinâmica das mensagens, de quando são enviadas, recebidas e lidas. Isso ajuda a mensurar se as suas ações estão sendo produtivas.

Existem outras funções como criar catálogo e fazer transmissões, que são duas estratégicas importantes para dinamizar o seu Marketing Digital. Para divulgar as suas mercadorias, você deve acessar o Menu > Configurações > Configurações da empresa > Catálogo.

Para facilitar o compartilhamento de informações com diversas pessoas, uma ideia é usar o método transmissão. Dessa forma, a mensagem chega no privado de cada cliente e, todas as perguntas, diálogos, questionamentos etc. acontecem somente entre você e o consumidor.

Para programar uma transmissão, abra o WhatsApp > Mais opções > Nova transmissão > seleciona os contatos na lista > Confirmar.

Automatize sempre que possível

Automatizar o processo de vender nas redes sociais é a tática de usar a tecnologia para dar celeridade às vendas em algumas etapas do negócio. No entanto, vale ressaltar que a automatização não substitui as atividades do consultor de vendas: ela tem o objetivo de facilitar as suas tarefas.

Observe alguns processos que podem ser implementados nas ações de vendas quando automatizados:

  • forecasts (previsões) de vendas automáticos;
  • priorização de contatos;
  • agendamento de follow-up;
  • tarefas dos vendedores.

Dedique-se à construção de um atendimento de qualidade

Você sabia que é possível deixar o cliente totalmente satisfeito mesmo ao vender pela internet? Atenção é a palavra que melhor define um atendimento de qualidade. Ao apresentar os seus produtos de forma digital, os consumidores esperam, também, um diálogo humanizado.

O chatbot é um recurso que até pode ajudar a responder algumas dúvidas básicas, para não deixar o cliente esperando resposta por muito tempo. Mas, em alguns casos, ele não consegue solucionar todas as dúvidas da pessoa.

Na verdade, é importante saber que um atendimento de qualidade se realiza em três etapas:

  • pré-venda: é o primeiro contato com o cliente por meio de Marketing, conhecida como Sales Development ou Business Development;
  • venda: é a etapa em que o cliente realiza a aquisição do produto para sanar a sua necessidade;
  • pós-venda: é a ação de saber se o cliente está satisfeito com o produto e de continuar dando atenção a ele para conquistar a sua fidelidade.

Entenda sobre funil de vendas

O funil de vendas é uma estratégia importante para o Inbound Marketing da sua empresa. Ele pode ser implementado por meio de investimento em Marketing de Conteúdo. Para isso, é necessário que a sua organização tenha um blog para divulgar as suas publicações.

Mas atenção! O funil de vendas é determinante para o desenvolvimento do seu negócio. Ele tem etapas que precisam ser definidas e monitoradas para entregar os resultados esperados. Caso essas fases não sejam bem aplicadas, você corre o risco de perder clientes.

Conheça as etapas de um funil de vendas e o objetivo de cada uma:

  • topo do funil: nessa etapa a pessoa não havia descoberto o seu produto e a necessidade de obtê-lo. Após ter essa informação ela poderá pensar sobre a possibilidade de adquiri-lo;
  • meio do funil: agora o potencial cliente já reconhece o seu problema, ele parte em busca de solucioná-lo. Esse é o momento de você apresentar o seu produto, sem citar o nome da empresa, para resolver os anseios do seu futuro cliente;
  • fundo do funil: essa etapa é a decisão do lead comprar o seu produto. É o momento de você demonstrar que tem o produto ideal para solucionar o seu problema.

O WhatsApp Business tem uma ferramenta que oferece etiquetas para que o consultor de vendas marque as pessoas e as mensagens. Elas podem ser criadas com os nomes das etapas do funil que você está com o cliente. Assim, todo o processo pode ser melhor acompanhado, para evitar complicações nos seus estágios de vendas.

Divulgue o contato

Lembra do ditado “a propaganda é a alma do negócio”? É exatamente isso! Divulgar o número do seu WhatsApp nas suas redes sociais é fundamental para que mais pessoas conheçam o tipo de negócio que você realiza

Isso também define um público-alvo para que as suas vendas digitais passem a ter mais respostas positivas. Conquistar novos amigos para ampliar a propagação do seu contato também é uma excelente iniciativa.

Realize feedbacks ágeis

Os clientes desejam e devem ser o centro da atenção do empreendedor. Eles normalmente querem ser atendidos e informados de imediato. Por conhecer esse ponto relevante do comportamento do consumidor, é válido ter atenção a qualquer pergunta e comentário, para que os feedbacks sejam bem ágeis.

Caso sua empresa seja de grande porte, a sugestão é delegar essa função para determinado colaborador ou equipe de talentos. Assim, eles têm mais disponibilidade para acompanhar a demanda de comunicações.

Invista nesta ideia!

Como percebemos, para fazer vendas pelo WhatsApp de forma produtiva, é necessário conhecer as diversas funcionalidades que o aplicativo dispõe. Aliado a isso, invista também em ações de melhorias, como pesquisas de satisfação.

Gostou de conhecer mais sobre como utilizar o seu WhatsApp para intensificar seus negócios? Agora, continue conosco e aprenda algumas técnicas de vendas para ter ainda mais sucesso!

1 SEBRAE

Guia prático: obtendo sucesso no trabalho em um programa de afiliados

Quer receber mais conteúdos como esse gratuitamente?

Cadastre-se para receber os nossos conteúdos por e-mail.

Email registrado com sucesso
Opa! E-mail inválido, verifique se o e-mail está correto.

Fale o que você pensa

O seu endereço de e-mail não será publicado.