vendedor externo

Vendedor externo: quem é este profissional e como melhorar a atuação

Você tem o perfil para trabalhar com vendas? Muito além de apenas fazer negociações, a rotina de um vendedor envolve uma série de responsabilidades. É preciso alcançar clientes, bater metas, conhecer o produto, conversar, negociar, entre outras atribuições.

Então, se esse é realmente o seu interesse de trabalho, queremos convidar você a entender o que faz um vendedor externo. Ainda não ouviu falar sobre essa carreira? Confira a seguir e aproveite as dicas.

Afinal, o que é um vendedor externo?

No geral, o vendedor externo é um vendedor como qualquer outro. A sua responsabilidade é negociar e convencer clientes a comprar os produtos ou serviços da empresa contratante. A diferença é que o vendedor externo não usa a infraestrutura da empresa para realizar seu trabalho.

Os vendedores externos precisam se deslocar até o cliente para finalizar uma venda, ou seja, eles não atuam no ambiente de trabalho da empresa. O dia a dia desse profissional é na rua. Eles se diferenciam dos vendedores “internos”, que permanecem na sede da empresa para realizar as negociações.

Mas, nos últimos anos, a função do “vendedor externo” ganhou um novo significado. O número de consumidores online é cada vez maior, as estratégias para vendas digitais aumentaram sua capacidade de alcance e, hoje em dia, é possível contar com uma diversidade de canais digitais, como o Instagram, Facebook, WhatsApp e as videochamadas.

O mundo mudou, e vários setores se sentiram confortáveis para migrar suas atividades de vendas para o mundo digital. Nesse contexto, não parece mais inteligente apostar todas as fichas no deslocamento dos vendedores para o ambiente físico dos clientes, afinal, pode ser mais rápido e econômico usar os canais digitais para isso.

Existem empresas que já contratam vendedores autônomos para promover seus produtos e serviços na internet. Esses profissionais podem ganhar por comissão de venda e não apresentam vínculo empregatício, ou seja, não fazem parte da equipe interna das empresas.

O que faz um vendedor externo?

Por trabalhar de uma forma mais independente, a rotina de um vendedor externo acaba tendo, muitas vezes, desafios diferentes da rotina de um vendedor tradicional. Por isso, é um assunto que merece a atenção de quem se interessa por essa carreira.

Confira, logo abaixo, as principais atribuições de um vendedor externo.

Identificar oportunidades de negócio

Uma das principais atribuições do vendedor externo é a prospecção de clientes. De uma forma simples, a prospecção abrange todos os esforços que você faz para identificar, atrair e entrar em contato com os potenciais consumidores dos produtos ou serviços da empresa que contratou seu trabalho.

O perfil do cliente ideal vai depender do produto e das vantagens que ele pode oferecer, mas boa parte da prospecção pode ser feita por meio das redes sociais.

Apresentar propostas de venda

Depois de encontrar uma pessoa interessada nos produtos, ou fazer com que ela entre em contato com você, é hora de criar uma apresentação atrativa. Essa é uma parte importante do processo da venda, quando o possível cliente vai entender, por A mais B, como o produto pode ajudá-lo a resolver um problema.

A forma como o vendedor externo apresenta o produto ou serviço e as condições é determinante para uma decisão positiva ou negativa por parte do cliente. Uma ferramenta que pode ajudar na criação de uma apresentação incrível é o pitch de vendas.

Negociar condições

Não é segredo para ninguém que a negociação é uma etapa fundamental do trabalho de um vendedor. Porém, isso não significa que essa seja a parte mais fácil. Um vendedor externo precisa adotar medidas para transmitir autoridade, empatia e segurança durante uma negociação, além de ter um bom conhecimento sobre o produto que está vendendo.

Como melhorar sua performance como vendedor externo?

Agora que você já sabe o que faz um vendedor externo, confira as nossas dicas para construir uma boa performance nessa posição.

Conheça o seu produto

Para ser um bom vendedor, é preciso conhecer bem as soluções que serão oferecidas ao público. Então, procure saber tudo sobre o produto ou serviço. Esse conhecimento vai ajudar o cliente a ter mais segurança no seu discurso e perceber o valor da solução.

Tenha organização

O vendedor precisa desenvolver um certo controle sobre sua rotina, agenda de compromissos e ligações que precisa fazer. Dessa maneira, é possível honrar seus compromissos e evitar equívocos que prejudiquem o processo de vendas.

Invista no marketing pessoal

Um bom vendedor deve saber investir em marketing pessoal. Expor seu currículo, seus projetos, contatos e depoimentos de clientes satisfeitos vai ajudar a transmitir mais credibilidade para potenciais clientes.

Como lucrar mais na posição de vendedor externo?

Agora, veja como ter uma renda extra trabalhando como vendedor externo ou, quem sabe, fazer dessa carreira sua fonte de renda integral.

Invista em qualificação

Cursos e treinamentos podem ajudar o vendedor a criar um repertório de ferramentas e abordagens para fidelizar os clientes e aumentar sua produtividade.

Busque um bom parceiro

O parceiro de vendas é a empresa para a qual você vai prestar seu serviço como vendedor externo. Uma boa dica para encontrar bons parceiros é pesquisar a credibilidade da empresa e, principalmente, a relevância do produto ou serviço a ser vendido. Certifique-se de que existe um público interessado no que a empresa tem a oferecer.

Torne-se um consultor

Um trabalho de vendas muito semelhante ao vendedor externo é o de consultor de vendas digital. Esse é um tipo de vendedor autônomo que tem o objetivo de indicar produtos e serviços de uma empresa na internet em troca de comissões em vendas. A cada indicação bem-sucedida, o consultor recebe sua premiação.

No mercado educacional, o App Consultoria Educação é uma plataforma de vendas online de referência, que reúne pessoas interessadas em indicar cursos de graduação em troca de premiações em dinheiro.

Qualquer pessoa acima de 18 anos pode se cadastrar no aplicativo e começar a prospectar clientes. Ao fazer seu cadastro no app, você ainda recebe treinamentos de vendas exclusivos.

Invista nessa ideia!

Chegamos ao final do conteúdo e esperamos que você tenha entendido qual é o papel de um vendedor externo. Se está começando na área, busque um bom parceiro e prepare-se para os desafios dessa profissão.

E se ainda não sabe o que é um programa de afiliados, descubra como ele funciona e quais são as suas vantagens para vendedores autônomos!

[E-BOOK] Guia completo de renda extra sem sair de casa: tudo que você precisa saber

Quer receber mais conteúdos como esse gratuitamente?

Cadastre-se para receber os nossos conteúdos por e-mail.

Email registrado com sucesso
Opa! E-mail inválido, verifique se o e-mail está correto.

Fale o que você pensa

O seu endereço de e-mail não será publicado.