whatsapp business para afiliados

Como funciona o WhatsApp Business para afiliados? Confira

Se você atua no meio digital, já deve ter se perguntado como funciona o WhatsApp Business para afiliados. Afinal, o aplicativo pode auxiliar, e muito, sua comunicação com os clientes, além de oferecer um canal de vendas a mais para alavancar seus resultados. Em tempos de pandemia, todo reforço é bem-vindo, não é mesmo?

Por isso, neste artigo, você aprenderá mais sobre o recurso. Vamos falar sobre as diferenças entre o WhatsApp tradicional e a versão para negócios e as principais funcionalidades. Para finalizar com chave de ouro, também compartilhamos algumas estratégias com foco no mercado de afiliados. Confira!

O que é WhatsApp Business?

Fazer vendas pelo WhatsApp já é uma prática comum entre as empresas. Afinal, é um aplicativo gratuito que, se utilizado da forma correta, pode trazer grandes resultados. Se o WhatsApp tradicional ajuda a aproximar as pessoas de suas famílias e amigos, o WhatsApp Business cria uma relação mais direta entre marcas e seus clientes.

De acordo com uma pesquisa da Mobile Times em parceria com a Opinion Box, o WhatsApp é o aplicativo mais utilizado pelos brasileiros. Também é o app mais aberto ao longo do dia, além de ocupar a liderança entre as redes em que as pessoas passam mais tempo. Então, por que não utilizar isso a seu favor?

Como usar o WhatsApp Business no programa de afiliados? Você pode conversar e tirar dúvidas dos clientes, fazer chamadas de áudio ou vídeo e até mesmo fechar vendas online. Com tantos usuários no Brasil, a plataforma pode criar muitas oportunidades de negócio.   

Quais são as vantagens do WhatsApp empresarial?

Por ser uma versão com foco em empresas, empreendedores e afiliados, o WhatsApp Business conta com uma série de funcionalidades para você vender mais (aliás, veja aqui técnicas de persuasão para isso). Ao adotar um perfil comercial, o cliente tem a segurança de estar falando com um profissional. Ou seja, passa maior credibilidade.

Então, ter conversas com clientes separadas das interações com grupos da família ou amigos é uma das vantagens. Além de dar um ar mais profissional, transmite tranquilidade, confiança e praticidade. 

Afinal, o aplicativo não tem a barreira do horário. O cliente pode entrar em contato a qualquer hora e aguardar um retorno mais rápido do conforto da sua casa. Isso inclui o envio de mensagens instantâneas e personalizadas, não apenas para dúvidas, mas também:

  • mensagens de saudação durante o primeiro contato;
  • novidades sobre o negócio ou o lançamento de novos produtos/serviços;
  • mensagens de ausência em feriados ou horários especiais.

Você também pode adicionar as informações mais relevantes sobre o negócio na própria plataforma e ainda usar o número de um telefone fixo no cadastro, se preferir. Assim como as contas pessoais, é possível conectar o app no desktop por meio do WhatsApp Web. Por fim, você tem acesso a métricas para mapear a interação dos clientes.

O que muda do WhatsApp normal para o empresarial?

Tanto o WhatsApp tradicional quanto o WhatsApp Business têm objetivos similares, que é aproximar e diminuir a distância entre as pessoas. Por isso, a principal diferença está no perfil comercial, que facilita o reconhecimento dos clientes. 

Além da distinção visual, as funcionalidades mudam. Há uma série de recursos complementares para auxiliar na divulgação de produtos/serviços, prospecção de novos clientes e acompanhamento dos atuais, bem como a comunicação. Veremos mais sobre elas no próximo tópico.

Quais são as principais funcionalidades do programa?

Para saber como funciona o WhatsApp Business para afiliados, é preciso, antes de tudo, instalar o aplicativo em seu smartphone. Se você já deu esse passo, é hora de criar o seu perfil comercial. Para isso, clique em Conhecer e depois em Perfil Comercial

A partir daí, basta acrescentar as informações mais relevantes sobre o seu negócio. Comece com o nome e a descrição das atividades. Depois inclua a categoria, horário de atendimento, site e contato. Assim, tudo o que seu cliente/potencial cliente precisa, estará ao alcance de seus olhos com facilidade.

Por falar nisso, o WhatsApp Business oferece algumas ferramentas de mensagem, como antecipamos no tópico sobre as vantagens. Além das respostas automáticas conforme as interações, boas-vindas, ausência e etiquetas. Elas ajudam a classificar os clientes e o status do negócio, como “novo cliente” ou “pagamento finalizado”.

Outra funcionalidade é o Catálogo. Como o próprio nome indica, funciona como uma vitrine. É possível apresentar produtos, serviços e até mesmo promoções com imagens, descrição, preço e outras informações.

Entre os principais recursos, o link curto se destaca pela facilidade de compartilhar um link, criado de forma automática, em redes sociais e sites. Assim, as pessoas podem entrar em contato com você via WhatsApp.

Como usar o WhatsApp estrategicamente no mercado de afiliados?

Agora que você já conhece um pouco mais sobre a versão comercial da plataforma, fica a dúvida sobre como ganhar dinheiro no WhatsApp e como vender como afiliado. Pois chegou a hora de compartilhar algumas estratégias do WhatsApp Business para marketing de afiliados com foco em conversão.

Troque contatos por recompensa

Antes de enviar qualquer mensagem, é preciso ter a autorização da pessoa para entrar em contato. Para isso, você pode criar recompensas digitais. Em troca do número do WhatsApp e o consentimento para enviar conteúdo, ofereça um material rico do interesse dela. Pode ser um e-book ou uma demonstração, por exemplo.

Interaja e tire dúvidas

O aplicativo é uma rede com foco em conversas. Por isso, use isso a seu favor para se comunicar com seus clientes e tirar dúvidas. Interagir aumenta as chances de conversão. Sem contar que gera insights para você entender melhor o perfil do seu público e criar uma conexão. Essa é a base para um relacionamento duradouro.

Envie áudios e vídeos

Se o WhatsApp oferece a opção de enviar arquivos de áudio e vídeo, por que não agregar o uso à sua estratégia? Mensagens de áudio, por exemplo, tendem a passar mais segurança. Afinal, o cliente percebe que está falando com uma pessoa real, e não com um bot. Os vídeos, por sua vez, ajudam a criar mais engajamento.

Organize seus contatos

Conforme a clientela aumenta, mais informações você terá em mãos. Por isso, organize seus contatos, sinalizando nome e produto/serviço de interesse. Isso ajudará a personalizar o seu atendimento, seja para enviar uma oferta especial ou avisar que determinado produto está disponível no estoque.

Use listas de transmissão

Por fim, entre as principais dicas sobre como funciona o WhatsApp Business para afiliados e como utilizá-lo a seu favor, está o uso das listas de transmissão. Com elas, é possível selecionar contatos em comum para enviar mensagens específicas, usando como base a organização que você criou para identificá-los.

Se você tinha dúvidas sobre como funciona o WhatsApp Business para afiliados, o nosso objetivo era esclarecer as perguntas mais comuns. E também mostrar algumas estratégias para ajudar você a transformar a plataforma em mais um canal de vendas. Sem contar a possibilidade de estreitar o relacionamento com seus clientes antes, durante e depois da compra. 

Aliás, se você gostou do assunto, fica a recomendação das melhores dicas de finanças para autônomos. Não deixe de conferir!

[E-BOOK] Guia completo de renda extra sem sair de casa: tudo que você precisa saber

Quer receber mais conteúdos como esse gratuitamente?

Cadastre-se para receber os nossos conteúdos por e-mail.

Email registrado com sucesso
Opa! E-mail inválido, verifique se o e-mail está correto.

Fale o que você pensa

O seu endereço de e-mail não será publicado.